top of page
Buscar
  • Marcus Trancoso

Entendendo a Artrose de Joelho: Causas, Sintomas e Tratamentos

Atualizado: 26 de set. de 2023



A artrose de joelho

é uma condição articulares mais comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Também conhecida como osteoartrite, essa doença degenerativa das articulações pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de quem a possui. Neste artigo, vamos explorar o que é a artrose de joelho, suas causas, sintomas e opções de tratamento.


O que é Artrose de Joelho?


A artrose de joelho é uma condição degenerativa das articulações que ocorre quando a cartilagem protetora que cobre as extremidades dos ossos do joelho se desgasta gradualmente. Isso pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis e debilitantes.

Causas da Artrose de Joelho:

- Envelhecimento: O envelhecimento natural é um fator de risco significativo para o desenvolvimento da artrose de joelho. Com o tempo, a cartilagem perde sua elasticidade e capacidade de se reparar.

- Lesões Anteriores: Lesões prévias no joelho, como entorses graves ou fraturas, podem aumentar o risco de desenvolver artrose.

- Obesidade: O que se diz é que o excesso de peso coloca uma pressão adicional nas articulações do joelho, aumentando a probabilidade de desenvolver artrose. Mas geralmente está amplamente relacionado ao excesso de processos inflamatórios sistêmico.

- Fatores Genéticos: A predisposição genética desempenha um papel importante na suscetibilidade à artrose.

Sintomas da Artrose de Joelho:

Os sintomas da artrose de joelho podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

- Dor no joelho, que piora com a atividade física.

- Rigidez articular após períodos de inatividade.

- Inchaço no joelho.

- Diminuição da amplitude de movimento.

- Sensação de crepitação ou estalos na articulação.

Tratamento:

O tratamento da artrose de joelho visa aliviar a dor, melhorar a função e retardar a progressão da doença. As opções de tratamento incluem:

- Medicação/Suplementação: Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, junto com suplementação ortomolecular para tratar efetivamente as queixas de origem metabólicas.

- Reforço muscular : Exercícios de fortalecimento muscular e técnicas de alongamento podem ajudar a melhorar a estabilidade e a função do joelho.

- Perda de Peso: O que se diz é que se o o paciente estiver acima do peso, a perda de peso pode reduzir a pressão sobre a articulação do joelho. Mas a boa alimentação faz com que haja perda de peso associada à redução de processos e alimentos inflamatórios

- Injeções de Corticosteroides ou Ácido Hialurônico: As aplicações infiltrações de corticoides auxiliam na estagnação do processo inflamatório intra articulares e faz um bom preparo para a viscossuplementação essas aplicações auxiliam na dor e podem proporcionar alívio da dor. Aqui na clínica utilizamos esse tratamento que é bastante eficaz, considerado padrão ouro , se tiver interesse em agendar sua consulta e entender melhor como funciona é só clicar no link abaixo.

- Cirurgia: Em casos mais graves, onde a viscossuplementação não obteve bons resultados, a cirurgia de substituição da articulação do joelho pode ser necessária.

A artrose de joelho pode ser uma condição debilitante, mas com o tratamento adequado e a gestão dos fatores de risco, muitas pessoas podem levar uma vida ativa e minimizar o impacto da doença. É importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.


Esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis sobre a artrose de joelho e suas opções de tratamento. Lembre-se sempre de buscar orientação de um profissional apito para lidar com essa condição de forma eficaz.


Nós podemos ajudar com a nossa prática regenerativa e intervencionista em dor, respaldados cientificamente, desde o embasamento sistêmico até a queixa no local comprometido.

Clínica Fisioterapia Positiva - Saúde integrativa



 

Aqui na clínica Fisioterapia Positiva nós somos Fisioterapeutas ortopedistas e identificamos e tratamos suas queixas. 90% dos paciente são portadores de dor crônica

E você precisa tratar essa sua queixa?



 


Clique aqui e fale com a gente, me explica um pouco da sua estória pelo whatsapp


Acesse os vídeos no nosso Instagram em @fisiopositiva.


Um grande abraço Dr. Marcus Trancoso e Drª. Aline Zudio.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page